A consulta formatada é um tipo de consulta que utiliza de variáveis disponbilizadas pelo SAP essa é a maneira que o SAP permite fazermos automações utilizando uma funcionalidade nativa. Apesar de utilizar as regras de SQL / SAP Hana Studio, existe uma particularidade para utilizar os campos tela no momento da criação de uma consulta formatada. Um select comum utiliza a seguinte estrutura:
SELECT “DocNum” FROM OINV
Antes de elaborar consultas formatadas é necessário identificar os dados do campo, o SAP dispõe das informações do sistema. Essa função nos permite identificar os dados das variáveis do campo, bem como, a tabela e o nome do campo armazenado no banco de dados.

Estrutura dos campos #
Composição #
No exemplo acima, utilizamos a forma convencional de buscar dados através do nome do campo no banco de dados e da tabela onde o campo está inserido. No entanto, existe outra maneira de buscar dados utilizando as variáveis dos campos. Na imagem a seguir, portanto, destrinchamos a estrutura de dados dos campos.

Após habilitar a visualização das informações do sistema, ao passar o cursor do mouse sobre os campos, são exibidas, conforme mostrado na imagem a seguir (canto inferior esquerdo), as informações correspondentes a cada campo.

Cada informação possui sua definição, conforme imagem a seguir.

Dessa maneira, para criar um select utilizando campos de cabeçalho, atente-se a estrutura:
SELECT $[$Item.Pane.Variable] FROM DUMMY
Inicialmente, com base na imagem da estrutura acima, e posteriormente considerando também a imagem que segue, é possível observar que os dados representados seguem uma estrutura previamente definida. Essa organização, por sua vez, contribui diretamente para a compreensão e, consequentemente, para a análise eficiente das informações apresentadas.

Assim, se substituirmos os valores das variáveis no SELECT, ele deve ficar:
SELECT $[$4.0.1] FROM DUMMY
Por outro lado, quando o campo selecionado for de linha, a variável COLUMN é exibida, guarde essa particularidade isso será útil na montagem da consulta formatada, Na imagem a seguir, essa informação está presente.

Para campos de linhas:
SELECT $[$Item.Column.Variable] FROM DUMMY
Substituindo as variáveis por seus respectivos valores, o SELECT fica:
SELECT $[$38.1.11] FROM DUMMY
Aplicações #
FROM DUMMY #
A consulta formatada deve utilizar esse método quando é necessário acessar os dados presentes na janela. No exemplo realizado no vídeo abaixo, por isso, concatenamos os dados “NF”, N° NF, “-” e Código do PN para compor a informação desejada. Observe que o documento ainda não foi inserido, por isso utilizamos tal método para preenchimento do campo de observação do diário.
FROM (Tabela) #
Quando for necessário buscar um dado já gravado no banco de dados, devemos utilizar a consulta formatada apontando para uma tabela ou mais tabelas, no vídeo, criamos um cenário onde o campo é preenchido com um dado já gravado no banco de dados, vale destacar que nesse caso as variáveis do campo na janela foram utilizados como filtro, dessa forma, de acordo com o dado preenchido no campo utilizado como chave para filtro a informação é retornada.
Exemplo #
Para mais dicas se inscreva no Canal do Youtube do Vale Mentoria disponível em: http://www.youtube.com/@deivisonvale3446
Para mais conteúdos acesse: Conteúdo